O que dentistas podem ou não podem postar nas redes sociais?

O Código de Ética vs. a necessidade da presença nas redes sociais como estratégia para negócios, veja como você pode unir tudo isso… 

Fato é que, na odontologia, as mídias sociais afetaram a forma como os pacientes interagem com os dentistas e as expectativas em relação aos tratamentos que eles esperam em consultório. Não é uma regra, mas o aumento avassalador de perfis de dentistas que fazem sucesso na internet atendendo famosos, fez surgir novas oportunidades de negócios e certa polêmica entre os órgãos reguladores competentes, seus respectivos códigos de ética e profissionais do mercado. No “fogo cruzado” ficam os diferentes perfis de público que raramente não são impactados por um “antes e depois” ou de um procedimento complexo tendo como resultado o “sorriso perfeito”, ou a transformação da estética que anos antes era impensada. 

Por mais transformações que a era das mídias sociais tragam, não se pode criar uma dicotomia entre o exercício da profissão e seu código de ética pelo simples desejo de o dentista investir na divulgação em redes sociais, e ações de marketing digital voltadas para área médica com o intuito de captar clientes. Muito ao contrário. Quando bem aplicadas, as estratégias de mídias digitais para dentistas, e demais profissionais da área odontológica, valorizam a ética no exercício da profissão e geram credibilidade junto ao público. 

Respeito a imagem e confidencialidade do paciente: Talvez seja esse o ponto mais discutido quando o tema é compartilhamento de imagens de pacientes das redes sociais. Não à toa, essa discussão é abordada em eventos, congressos e fóruns para profissionais da Odontologia. 

Sem dúvida, é preciso ter cuidado. Se o código de ética é explicito a proibição de tirar proveito da condição vulnerável do paciente no momento do tratamento para obter vantagens que firam sua dignidade, não há razão para criar atalhos para impulsionar curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. 

Entre a ala que condena as fotos que colocam os procedimentos banhados a sangue no primeiro plano e os que defendem essa divulgação baseados no argumento de que a “vida real” gera confiança e atrai novos clientes, deve prevalecer o que diz o Conselho de Ética e o bom senso, claro. 

Afinal, pode ou não pode postar fotos de pacientes? 

Ora, para isso existe a Autorização de Imagem, mas o cerne da questão não está aí, uma vez que a divulgação de imagens de pacientes para fins promocionais, além de outras finalidades, é passível de punições. A confusão se dá, quando ao consultar o Código de Ética, interpretações variadas dão abertura para brechas e consensos. Por isso, faça valer o respeito que resguarda seu paciente e se pergunte sempre: 

  • Essa postagem tem chances de ofender meus seguidores? 
  • Essa imagem compartilhada pode me causar problemas judiciais? 
  • A postagem causa danos ou denigre a classe da qual faço parte e/ou, consequentemente, as pessoas envolvidas? 
  • As imagens dos procedimentos cirúrgicos interessam a quem?  

Fotos de “antes e depois” 

Ainda que os Conselhos (de Medicina e Odontologia) introduzam resoluções a fim de absorver a demanda digital na rotina dos profissionais, as proibições sobre as fotos de “antes e depois” permanecem. 

Quero divulgar uma promoção para meus seguidores e pacientes, e agora? 

Esse é outro assunto onde as dúvidas são recorrentes, apesar de ser explícita a proibição de ações promocionais e divulgação de valores por parte do profissional da saúde. Além disso, associar a imagem do profissional a um influenciador/formador de opinião é uma ação que merece cautela, sobretudo quanto a divulgação de protocolos e tratamentos. 

Diagnósticos e consultas pela internet 

Em diferentes segmentos da área da saúde a proibitiva nos atendimentos, consultas e diagnósticos via internet já rendeu muita discussão. Como em todo assunto que lida com envolvimento de pessoas, as interpretações e opiniões divergem, sobretudo quando o profissional anseia que o exercício da profissão quebre fronteiras. 

A maior responsabilidade da área médica é lidar com vidas e isso independe de intercorrências ou novas tendências de marketing. Não há total obscurantismo quanto ao uso das mídias digitais e ferramentas web, exemplo disso, é o IDent, conhecido portal para estudos, compartilhamento de informações e trocas de conhecimento entre profissionais dentistas. 

Dicas para dentistas: 

Você deve estar se perguntando: mas e agora o que eu posso postar nas minhas redes sociais? 

… muita coisa!!! 

Abaixo separamos algumas dicas do tipo de conteúdo que você pode criar e compartilhar para se comunicar, engajar e fortalecer sua autoridade com seus atuais e futuros clientes, vamos lá: 

Posts informativos: aproveite as redes sociais para compartilhar seu conhecimento e manter informado seus clientes sobre alguns assuntos, exemplo: para que serve tal procedimento; o que fazer em casos emergenciais; tipos de escovas, o uso de determinados aparelhos, etc. 

Dicas gerais: aproveite as campanhas nacionais de saúde, ou então oriente seus clientes com dicas que os ajudarão no dia a dia na prevenção de problemas e doenças relacionados a saúde bucal. 

Novas soluções: neste caso mostre para sua rede que você esta sempre em busca de novos benefícios para oferecer, divulgue fotos ou vídeos de novas certificações, treinamentos e workshops que você participar. 

Datas comemorativas: essa sem dúvida é uma estratégia muito boa para aplicar nas redes sociais, aproveite as datas comemorativas para celebrar e as campanhas nacionais para mostrar seu engajamento por causas importantes 

Mensagens positivas: são as que mais trazem engajamento nas redes sociais, pois as pessoas gostam de receber e compartilhar mensagens positivas, frases de pensadores, etc. 

Pequenos momentos do seu dia a dia no consultório: essa é uma dica muito importante, mostre para sua rede um lado mais humanizado, compartilhe um pouquinho da sua história no que diz respeito a sua profissão, por exemplo: tire uma foto sua pronta para começar um atendimento, fotos com objetos decorativos, fotos com novo jaleco, etc. As pessoas adoram quando compartilhamos pequenos momentos do dia a dia. 

Para finalizar uma última dica: para você criar e agendar seus posts no Facebook ou Instagram, sugerimos a ferramenta TenVisu que traz conteúdo e design personalizado para os profissionais da odontologia. Para utilizar basta entrar no site, se cadastrar e começar a criar seus próprios posts. Fácil e rápido!

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